Muitos fabricantes nacionais, atentos ao prestígio e reconhecimento que os cosméticos brasileiros estão conquistando no exterior, investem na internacionalização dos negócios.
Conseguir transformar os pontos fortes, como riqueza da biodiversidade e a grande miscigenação, em oportunidades para os produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos é um dos grandes desafios para emplacar marcas brasileiras em mercados internacionais.
Só para se ter uma ideia da força que o apelo “brasilidade” tem no mercado externo, 90% dos produtos para a pele com inspiração brasileira foram lançados fora do Brasil, segundo estudo da Mintel. Essa influência é detectada principalmente em ingredientes, que destacam informações como “brasileiro”, “do Brasil”, “originário do Brasil” ou “inspirado no Brasil”.
A França é o país onde a presença brasileira é mais notada, com 16% dos lançamentos inspirados no Brasil. Reino Unido (14%), Estados Unidos (12%) e Japão (10%) vêm na sequência. “A determinação brasileira de demonstrar uma bela aparência alavanca o mercado de beleza do país e incentiva as empresas locais e multinacionais a intensificar esforços, criando cosméticos que possam ser comprados localmente ou no exterior”, explica Vivienne Rud, diretora global de insights de Beleza e Cuidados Pessoais, da Mintel.
Muito legal saber disso, nós somos inspirações! Parabéns Brasil!
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