quarta-feira, 30 de julho de 2014

Hidratação da pele!Como agem os cosméticos?

Há diversos produtos no mercado para hidratar a pele, com diferentes bases e ativos. Cada pele tem sua peculiaridade e, por isso, obtém um melhor resultado com um tipo específico de hidratante. Segundo a farmacêutica, bioquímica e cosmetóloga Joyce Rodrigues, é importante, além de conhecer o seu tipo de pele, saber como funcionam os processos de hidratação da pele para escolher o cosmético adequado.



HIDRATAÇÃO POR OCLUSÃO


A hidratação por oclusão acontece quando os ativos presentes no cosmético promovem uma redução da evaporação, impedindo a perda de água no extrato córneo. Os produtos que usam esse processo são aqueles com base lipídica, que formam uma barreira protetora na pele. “São as emulsões cremosas, com óleos vegetais na composição”, explicam a especialista. A oclusão é indicada para pele secas.

HIDRATAÇÃO POR UMECTAÇÃO


Nesse processo, as substâncias do produto “captam” a umidade do ambiente para utiliza-la na hidratação do tecido, a fim de manter a emulsão natural da pele. Segundo Joyce, nesse tipo de hidratação, os cosméticos mais utilizados são aqueles com gliceróis e D-pantenol. A hidratação por umectação, que é indicado para peles oleosas, ocorre em dois níveis diferentes: na superfície da pele ou por mecanismos intracelulares.

HIDRATAÇÃO ATIVA


As emulsões são produtos destinados a promover a hidratação da pele por meio da oclusão e umectação. Cremes ou loções na qual a fase lipídica desempenha a função hidratante de oclusão, enquanto os ingredientes higroscópicos que propiciam a umectação. “Esses ativos, como ureia e ácido hialurônico, são os chamados hidratantes biológicos, indicados para peles normais e secas”, ressalta Joyce.


Fonte: Bolsademulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para nós!O que acharam da notícia?